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terça-feira, 29 de setembro de 2009

Inteligência Emocional na Carreira.


Os profissionais que se concentram somente no desenvolvimento do aspecto técnico de seu trabalho podem perder muitas oportunidades de crescimento. O conhecimento específico de sua área de atuação é primordial para o sucesso, no entanto sem a inteligência emocional este conhecimento tem seu valor reduzido a cinzas.
O profissional ideal é aquele que consegue equilibrar o conhecimento específico de sua área com comportamentos e atitudes que o aproximem de seus colegas, superiores e subordinados.
Inteligência emocional não é nenhum conceito complexo de psicologia. São aspectos simples, que certamente serão familiares a você, mas que você normalmente não está pensando neles no trabalho, já que está muito ocupado resolvendo problemas…
Veja os principais pilares da inteligência emocional:
1. Autoconhecimento: Você deve conhecer seus pontos fortes e fracos. Seus pontos fortes devem ser aproveitados, e os fracos mitigados.
2. Autocontrole: agir por impulso nem sempre leva aos melhores resultados. Todos já passamos por situações nas quais tomamos certas atitudes, e depois com mais calma nos arrependemos e pensamos “como pude fazer aquilo”. Aprender a pensar antes de agir é uma das chaves para conseguir o que se quer.
3. Motivação: a automotivação é uma característica comum dos profissionais de sucesso. Trata-se de buscar atingir e superar os objetivos com iniciativa própria, sem se deixar abalar por qualquer tropeço no caminho.
4. Empatia: Conseguir se identificar com outras pessoas aproxima relacionamentos. Você deve se colocar no papel dos outros antes de julgá-los, e trabalhar sempre na solução dos problemas, e não no crescimento das divergências.
5. Habilidades Sociais: Com que frequência você consegue estabelecer uma conversa com colegas, clientes e fornecedores sem que seja exclusivamente voltada ao trabalho? Como você trabalha seu networking no mercado em que atua? Quantas pessoas em seu círculo de relacionamento profissional você considera realmente amigos?
Uma das dificuldades em desenvolver a inteligência emocional é que as empresas costumam ter a preferência por treinamentos específicos da função, em detrimento de atividades que desenvolvem os aspectos emocionais do profissional. Claro que muitas empresas, especialmente as maiores e mais estruturadas, possuem um “cardápio” de treinamento amplo que inclui tanto aspectos técnicos quanto emocionais. No entanto, esta certamente não é a regra.
O profissional não deve ficar passivo aguardando que a empresa o ajude a desenvolver estas habilidades. Diversifique sua leitura diária para incluir livros/artigos sobre os 5 aspectos que listei acima, e adote ações concretas que o levem a uma melhor interação com aqueles à sua volta. Garanto que será tão importante para sua carreira quanto seu conhecimento
técnico.
Oriente-se!por Luiz de Paiva

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