CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pais Separados, Filhos Preparados - Cris Poli


Supernanny
Filhos inseguros
É relativamente comum que filhos de pais separados apresentem, segundo a autora, sintomas de medo e insegurança, com dificuldades na tomada de decisões: "Essas crianças costumam pensar: se meu próprio pai foi embora de casa, o que posso esperar de meus amigos, ou de minha avó, ou de minha tia? Na cabeça da criança, isso tudo se mistura e ela se torna insegura."


Filhos medrosos
O receio de ser abandonada pelos pais também gera na criança reflexos negativos. "Existem crianças que têm medo de ficar ou dormir sozinhas, porque não conseguiram assimilar a nova situação da família e guardam a idéia de que o pai foi embora e as abandonou."

Filhos mimados
Um outro erro bastante recorrente entre pais separados é mimar seus filhos. "Ao perceberem o quanto a separação está afetando as crianças, e por se sentirem culpados por isso, buscam proporcionar aos filhos algum tipo de compensação qualquer. E acabam por mimá-los."

Filhos autoritários
O autoritarismo por parte dos filhos está diretamente ligado ao fato de se tornarem mimados. "Se você trata seu filho com respeito e educação, está ensinando a ele como gosta de ser tratada. Se você grita e o agride, ele estará aprendendo que é assim que as coisas funcionam (...) Porém, os pais costumam abrir mão da própria autoridade e a conferem aos filhos. Assim, acabam se tornando vítimas da própria negligência."
Dica da Rê (Mamães desesperadas, pois: ex-esposas, jamais ex-Pai)

0 comentários: