CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Espinhela Caida".



A dor torácica como mostra na figura, também conhecida como " espinhela Caída", é ... ainda ouço em meu consultório as pessoas mais Humildes se referirem desta forma. Este transtorno que provoca dor e desconforto como se uma dor começasse nas costas e varasse o peito, pode muitas vezes provocar dores agudas de estomago, com anciãs e vômitos,isto pode incomodar por dias. A causa deste distúrbio funcional está relacionado como postura mal dormidas como por exemplo cama com colchão muito mole, dormir no sofá, ou mesmo pegar um peso com o tronco rodado, muitas pessoas para melhorar dos sintomas se penduram em algum galho de árvore para melhora sintomática, e isto resolve as vezes.
Como tratar?
Manobras osteopáticas da coluna dorsal média, normalmente produzem efeitos imediatos, ou mesmo em três visitas ao terapeuta manipulador, a causa normalmente se reside a nível de articulação costo-transversal, ou seja na união da costela com a coluna, comumente poderá haver fixações de costelas nos níveis dorsais, geralmente média, alguns músculos também encontram-se em espasmos, podemos citar os intercostais, ou multífidos que podem estar fixando alguma estrutura vertebral que deverão serem liberadas, já tive dezenas de paciente com este tipo de distúrbio. Vale lembrar que esta dor também ´pode ser confundida com angina Peitoris e que a isquemia do miocárdio também apresenta sintomas semelhantes . A Anaminese do paciente e dos sintomas são importantes serem colhidas no primeiro exame, por exemplo , como surgiu a dor , se o paciente tem falta de ar, se piora quando caminha, se dói em repouso, se dói quando inspira profundamente,se ao INGERIR LIQUIDOS OU ALIMENTOS, tem anciãs com vomito ou dores mais agudas, o profissional deverá em dúvida , encaminhar o paciente ao CARDIOLOGISTA OU GASTROENTEREOLOGISTA, para diagnóstico diferencial, em suma a dor torácica de origem músculo-esquelético não provoca sintomas sistêmicos, como sudorese, falta de ar, normalmente a dor tem começo insidioso e menos agressivo.

A curandeira do Bucho Virado

Em crianças!Lendas e Tradições
Muitas crianças eram levadas pelas suas mães a pessoas conhecidas para lhe curarem o olhado. A curandeira dizia:


“Assim como a murta se abriu para o Menino Jesus passar e de novo se tornou a fechar e deste modo ninguém o viu, assim isto é bem verdade: Nosso Senhor desta maneira queira pró esta coelheira, este ventre e este bucho muito no seu lugar por toda a eternidade.”

►Enquanto colocava sobre a barriga massageadas uma folha de couve espalmada e a segurava com a ajuda de uma toalha de linho, em forma de cinta apertada, esconjurava 9 vezes, a modo de ladainha: “Coelheira vai ao teu lugar, bucho vai ao teu lugar.” Quando, passados alguns dias, a folha de couve estivesse seca, era sinal certo que o mal tinha passado e que a criança estava curada.
Publicada por Lendas e Tradições

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite , a primeira vez que sentí essa dor foi derrepente aos 21 anos,foi como se tivesse levado uma facada nas costas e a dor varava o peito mais especifivamente no osso externo.É uma dor intensa como espasmos,as vezes dificuldade em respirar,porque ao respirar dói.Não importa se meu corpo está em repouso ou não quando dói tanto faz.não tenho enjoos nem náuseas apenas a dor intensa.Na primeira vez fiz tratamento tomando voltarem intercalado com dexa citoneurin por 3 meses e não houve melhora,enfim se passaram mais de 20 anos e hoje com 45 anos ainda sinto essas dores.Como me livrar dela definitivamente?Aguardo resposta ,muito obrigada. unicacris@bol.com.br