CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 6 de julho de 2010

Escolha bem seu terapeuta!


Comportamento e Enfermidades
Dentro da visão humanista, estamos sempre buscando o crescimento e o desenvolvimento das nossas potencialidades no sentido da auto-realização, preferencialmente em equilíbrio com a nossa própria natureza. Assim, estaríamos estabelecendo um comportamento saudável diante da vida e de si mesmos.
Mas o que é um comportamento saudável? E, antes disso, o que é saúde?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como sendo “o perfeito estado de bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Sabemos que atingir um estado de perfeição é realmente impossível, porque somos indivíduos em processo de desenvolvimento, adaptáveis às várias fases e condições de vida e, por isso, em movimento, auto-submetidos à conflitos e expostos a crises pessoais e sociais, etc.
Com toda esta dinâmica é impossível atingirmos um estado de bem-estar físico e psíquico permanente. Portanto, podemos começar a pensar que adoecer é absolutamente normal, é pertinente a vida.
Geralmente, antes de a doença física surgir, o nosso corpo psíquico já deu sinais de desarmonia. Podem ser sensações de cansaço, angústia, irritação ou estresse constante, medos que vão se tornando excessivos, etc, e, muitas vezes, vão sendo deixados de lado.


Essas desarmonias podem desenvolver desequilíbrios emocionais, mentais ou físicos quando vividos por longos períodos ou sentidos intensamente e não resolvidos.
A satisfação ou o grau de felicidade que sentimos está diretamente relacionado com a forma como entendemos e nos relacionamos com a vida. Se somos indivíduos que fazemos atividades ou nos relacionamos de forma condicionada sem perceber se elas nos trazem algum prazer, corremos o risco de ficarmos desconectados com as nossas vontades e talentos naturais. Assim a vida poderá ter um peso quase insuportável com o passar dos anos.
Se tivermos uma postura de pessimismo já partindo do princípio que os enganos ou os desfechos não serão positivos em nenhum âmbito, muito provavelmente estaremos abrindo caminho para a insatisfação, a falta de motivação e para a melancolia.
Apesar de todo o nosso esforço na condução das atividades e relacionamentos, sempre existem situações imponderáveis e que influenciarão diretamente no desfecho dos acontecimentos. Isto por si só já seria motivo suficiente para estarmos conectados somente com a nossa motivação interna para darmos a partida nas nossas atividades e relacionamentos; porque a conseqüência deles estará além de nós. Mas conectados com a nossa motivação e com a fé de que estamos no lugar certo e vivendo as situações certas, conseguiremos ter a tranqüilidade necessária para percebermos a parcela de responsabilidade nas nossas atitudes diante da vida.
Prestar atenção e tentar compreender os nossos sentimentos, nossas posturas mentais e os possíveis desequilíbrios que estejamos vivendo é parte do caminho da cura, do retorno a harmonia.
Conheça mais sobre alguns comportamentos, sentimentos ou desequilíbrios nesta sessão.

Perguntas Mais Freqüente
Veja se as suas dúvidas estão respondidas aqui. Do contrário, entre em contato para obter todas as informações que necessita.
Como escolher o terapeuta adequado?
Além de buscar referências sobre o profissional e como ele trabalha, é muito importante que haja entrosamento entre o terapeuta e o cliente. Que ambos sintam-se à vontade e confie um no outro. Essa é a base para qualquer terapia funcionar bem. Assim, invista em achar um profissional que além de ser idôneo, dedicado e preparado, lhe transmita também segurança e conforto.

Terapia não é uma ajuda para fracos e para quem não sabe resolver os seus problemas?
Não existem pessoas fracas e fortes dentro da visão holística. O que existe são pessoas diferentes com qualidades e características em diferentes intensidades e em diferentes estados. Antes de entrar na singularidade de cada indivíduo, todos nós pertencemos a mesma raça e estamos vivendo o mesmo nível de evolução. Assim, qualquer um de nós pode viver desequilíbrio, psíquicos ou físicos, a qualquer momento dependendo do seu estado e das condições de vida a que está submetido. Como se desenvolverá esse desequilíbrio dependerá da singularidade de cada indivíduo.

O terapeuta vai me orientar em como devo conduzir a minha vida?
Não. Só quem deve conduzir a sua vida é você mesmo em contato com os seus princípios, potencialidades e necessidades. Ninguém pode viver a sua vida por você e assim, ninguém pode dizer o que é melhor ou pior para você.

A terapia vai me dizer se estou certa ou errada?
No que diz respeito a conteúdo pessoal só você mesma pode dizer se você está certa ou errada. A terapia vai ajudá-la a enxergar com mais clareza as suas certezas e assim obter um melhor desempenho na vida. Mas, certo e errado neste caso é condição de valor pessoal.
Anoroxo- Terapia Floral

0 comentários: