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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

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Desenvolvimento – Limites na Educação



Segundo o dicionário Aurélio, li•mi•te sm 1. Linha de demarcação; raia. 2.  Local onde se separam dois terrenos ou territórios contíguos, fronteira. 3. Parte ou ponto extremo; fim, termo.

Na educação, limite significa que desde cedo devemos dar a criança possibilidades para que possa distinguir o que é certo do que é errado.

Apesar de ser um assunto polêmico e não ter sido esgotado todo o material de pesquisas, percebe-se, portanto, que é dever dos pais estabelecer limites a seus filhos, mostrando-lhes o que é certo e o que é errado, porém é preciso ficar atento, pois uma educação severa demais pode gerar filhos tímidos e reprimidos, que não se arriscam, que não tentam realizações "por medo de reprovações".

Observa-se também que os autores que desenvolvem este tema, descrevem bastante a ausência e a falta dedicação dos pais para com seus filhos, deixando assim a missão de educar a terceiros, ou então são extremamente permissivos e presenteiam os filhos a todo o momento "para tentar suprir essa ausência". Enfim, o que se deve ter em mente é que a educação deve ser equilibrada, sem muitas permissões, mas como também sem muita rigidez, afim de que a criança tenha uma vida saudável, seja educada, cresça sem traumas e se torne um indivíduo de sucesso. E se concebermos a Educação Infantil como o espaço de alfabetização interpessoal, sabemos que é um espaço fecundo para lançar as bases da cidadania. Assim, permitir a criança responsabilizar-se pela construção das formas de convivência com seus colegas é concebê-la como sujeito que pensa, que se afeta pelo outro, e é capaz de discutir decisões, desenvolvendo o sentido ético de escolher o melhor para todos quando decide o que é melhor para si.


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